Benefícios que a Escola proporciona às famílias

  • Ensino Fundamental I das 07h00 às 15h40 período com atividades curriculares
  • Ensino Fundamental II das 07h00 às 15h20 período com atividades curriculares
  • Ensino Médio: da das 07h00 às 14h00 período com atividades curriculares
  • Período integral na Escola: abertura do portão às 06h00, das 16h00 às 17h30 com atividades extracurriculares e lazer, fechamento do portão às 18h00

O aprendizado na Escola em tempo integral para os alunos do Ensino Fundamental I e II é mais significativo. Uma educação que almeja construir crianças e adultos mais autônomos e críticos em sua tomada de decisões, como atuante no papel de construção do conhecimento, dando tempo ao tempo na realização de atividades mais aprofundadas e interativas que mostram lazer e aprendizado na mesma medida certa, fazendo com que a criança e jovem interaja, assimile conteúdo e se socialize. Além do mais, também há mais tempo para o currículo das disciplinas das áreas diversificadas, tais como: Dança, Música, Leitura e Produção , Literatura Inglesa, Informática, Robótica, Empreendedorismo, Ensino Religioso, Educação Digital, Reforço Escolar, Orientação de Estudos, Projeto Bilíngue que visam a reforçar e ampliar o aprendizado dos que estão cursando as disciplinas que fazem parte da Grade curricular que compõem a Base Comum (Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Arte e Inglês). Entre as opcionais, os cursos extracurriculares, a Escola oferece após o horário de aula: Natação, Ballet, Judô, Kung – Fu, Futebol, Hip- Hop, Canto, Desenho, Programação de Robótica, Culinária entre outras.

A Escola pontua que:

Melhora o rendimento do aluno

Existe um tempo determinado para tudo no período integral: assistir às aulas, resolver questões sobre as disciplinas do dia, estudar, tirar dúvidas, praticar esportes, realizar atividades culturais e tecnológicas e desfrutar de momentos de lazer. Com a organização do tempo, proporcionando horas adequadas para cada atividade, os alunos alcançam um nível incrível de autonomia.

A parceria com as famílias

Pais e mães precisam trabalhar fora e não há como se culpar por não conseguir acompanhar a vida escolar dos filhos tão de perto ou de levá-los às atividades extracurriculares. No período integral, os pais podem trabalhar todo o dia sem preocupações enquanto os alunos encontram atividades extracurriculares e orientação especializada em um só lugar.

Proporciona melhor aproveitamento do tempo ocioso

Uma criança ou jovem que passa a tarde sozinho em casa dificilmente utilizará esse tempo para estudar. Muito mais provável é que eles fiquem centralizados em jogos, games e rede social. Na nossa escola, elas têm vivências mais ricas e um período maior de aprendizado diversificado.

Possibilita a orientação dos estudos e das tarefas

No dia a dia, o grande volume de distrações dispersa o estudante e o desconcentra de suas atividades. Na escola, o aluno recebe orientação especializada para organizar sua rotina. Desse modo, fica mais fácil planejar o tempo a ser dedicado a cada disciplina. Outra vantagem para o aluno é que, com a presença diária de um professor ou monitor na escola, é possível desenvolver melhor o hábito de estudar, aprendendo técnicas para melhorar a concentração e assimilar o conteúdo das matérias escolares. Ao fazer as tarefas com instruções de profissionais capacitados, a criança aprende a distribuir melhor momentos de estudo e lazer.

Promove atividades diversificadas

  • Os alunos precisam aprender e desenvolver novas habilidades durante esse período.
  • utilizar a tecnologia em prol dos estudos e também aplica os conceitos da educação digital
  • promover jogos educativos e esportivos entre os alunos para estimular a integração social;
  • incentivar o desenvolvimento de autonomia com atividades lúdicas;
  • realizar projetos de leitura  para ampliar o vocabulário e desenvolver o treino da escrita;
  • promover trabalhos interdisciplinares que trabalhe o cognitivo e o senso de trabalho em grupo.

Possibilita aprendizagem em outras línguas

A carga horária oferecida pela nossa Escola na disciplina de Inglês tem um número maior que as demais. Tudo isso visa um aprendizado mais eficaz. O aluno tem a possibilidade de aprender outros idiomas (indo além, até mesmo, do inglês e do espanhol). Isso já contribui para aprimorar o currículo — o que é fundamental para conseguir uma boa colocação no mercado. Com o projeto bilíngue na Escola fica ainda melhor, visto que os alunos já estão a todo momento praticando o estudo da língua. Para aprimorar a habilidade linguística o aluno poderá participar de viagem ao exterior para colocar em prática o que foi estudado em sala de aula.

Envolvimento da comunidade

Os pais podem ser parceiros nas reuniões e atividades da escola para que possam compreender melhor o universo das crianças, os projetos desenvolvidos em sala de aula e os objetivos de cada proposta. Essa é uma maneira de integrar a família ao ambiente escolar, promover uma aproximação dos pais com os filhos e melhorar a qualidade da educação.

Garante a segurança dos alunos

Matricular os filhos em período integral na escola é garantia de segurança. Nesse cenário, os pais conseguem ter a tranquilidade de saber que as crianças passarão o dia em um espaço seguro, confiável e agradável, com muitas atividades e estímulos pedagógicos, sempre muito bem acompanhado por profissionais especializados. Além disso, a criança que se mantém ocupada com atividades ao longo do dia terá menos tempo para se envolver em situações perigosas. Isso tudo é possível porque a escola ajuda a eliminar o tempo ocioso e facilita o monitoramento das ações dos alunos.

Dispõe de professores qualificados

Assim como a programação, a própria equipe de profissionais da Escola é bem diversificada e qualificada. Além de professores das disciplinas obrigatórias, a escola ainda conta com professores pedagogos, psicólogo, nutricionista, educadores físicos, profissionais da arte e da tecnologia, entre outros. Esses profissionais, escolhidos criteriosamente pela Escola Sagrada Família avaliam constantemente as experiências a que as crianças são submetidas, observando atentamente as respostas delas a cada situação. Nesse contexto, todas as metas e expectativas de aprendizagem são vinculadas às oportunidades e atividades oferecidas. Podemos dizer que todas as dimensões do projeto pedagógico da Escola são construídas, permanentemente avaliadas e orientadas a partir do contexto, interesses, necessidades de aprendizagem e desenvolvimento da perspectivas de futuro das famílias e alunos. A nossa proposta está alinhada onde se compromete com processos educativos contextualizados e com a interação permanente entre o que se aprende e o que se pratica.

Escola em período integral